Trabalho com ênfase na leitura e na escrita

Texto da professora Ires Levandoski.

Levar os alunos desta faixa etária ao mundo da imaginação tendo como base a leitura, é para mim um grande desafio. É uma arte! A mais bela das artes como professora.

Fazer com que os alunos se apaixonem e se encantem pelos livros é preciso que o professor tenha bagagem como um bom leitor.

Viajar além das linhas escritas com as fantasias e sentimentos, foi este o grande resultado que obtive neste terceiro bimestre.

Como base tive o livro Chapeuzinhos Coloridos de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta.

Por seis dias consecutivos li os textos para os alunos e estes nos levavam a imaginar as cores diversas da Chapeuzinho, não mais o capuz vermelho, porém cada história a cada novo dia nos trazia aprendizados diferentes. As cores, as cestas que a personagem levava, os diferentes caminhos e diferentes atitudes do lobo e do caçador que traziam sempre novas ideias de valores para nossas vidas.

Por instantes, os alunos comentavam sobre a importância da Chapeuzinho ter um celular. Claro, mandaria um watsaap para a vovó ou mesmo para a polícia pedindo socorro.

Sem demora surgiu o entusiasmo em escrever textos e construir um livro colorido com a personagem “Chapeuzinho”, mas essa usaria outras cores, faria outros percursos e tomaria diversas atitudes diferentes.

Então o livro ficou assim:

Chapeuzinho e suas aventuras

1º texto : A Chapeuzinho Xadrez;

2º texto: Chapeuzinho Vermelho;

3º texto: Chapeuzinho Marrom;

4º texto: A menina Cinza;

5º texto: A Chapeuzinho Cor de Ouro;

6º texto: Chapeuzinho Colorido;

7º texto: Chapeuzinho Azul;

8º texto: Chapeuzinho Amarelo;

9º texto: Chapeuzinho Amarelo Florescente;

10º texto: A Chapeuzinho Vermelho;

11º texto: A Chapeuzinho Cor de Ouro;

12º texto: A Chapeuzinho Rosa;

13º texto: A Chapeuzinho Colorido.

As produções foram realizadas em equipes.

Com o término do nosso livro escolhemos dois textos e formulamos questões matemáticas bem desafiadoras, que ajudaram a fazermos reflexões ainda mais profundas sobre o trabalho.

Essa foi uma experiência grandiosa.

As crianças realizaram esse trabalho com muito entusiasmo. Depois da escrita soltaram sua criatividade na ilustração da história.

Durante o processo desta “obra literária” nós aprendemos muito sobre valores como: respeito, perdão, limite, amor, compreensão...

Assim os alunos foram desafiados para produzir um texto individual, onde retratassem sobre um baú secreto. QUE BELO!!! Esses pequeninos me encantaram com os relatos de seus sentimentos guardados nesse baú.

Esse é o grande segredo de uma sala de aula. O professor poder adentrar nesses “bauzinhos” e perceber que não há nada mais belo que o amor de uma criança. Depois chegar a conclusão que o professor é sempre o maior aprendiz nessa história.





















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