Alunos de escola municipal desenvolvem trabalho sobre a Copa do Mundo

Texto do professor Richard de Souza Mulinari.

Os alunos do 5º ano A e B, da escola municipal Madre Rosa Rosato desenvolveram nas disciplinas de Artes e Educação Física, sobre as regências dos professores Reni  Pereira e Richard de Souza Mulinari um grande trabalho o qual houve a participação de todos os educandos.

A atividade realizada na escola com intuito de incentivar e promover o evento esportivo Copa do Mundo, com curiosidades, características dos 32 países que estão presente na realização dessa copa.
Houve primeiramente o sorteio das bandeiras com as duas turmas reunidas, no qual aconteceu muitos comentários entusiasmados dos alunos. Cada educando recebeu assim a sua bandeira com um modelo previamente pintado para que  o mesmo conseguisse realizar tal como a original. Em seguida aconteceu a pintura das bandeiras, no entanto como o número de alunos era maior que 32 seleções da copa, alguns alunos ficaram responsáveis por pintar uma bandeira maior do nosso país e outros da taça a ser conquistada. Logo se realizou o recorte e colagem das bandeiras com seus respectivos grupos (do A ao H), para a montagem das mesmas a serem colocadas corretamente no local. 

O objetivo principal dessa atividade proposta aos educandos foi o incentivo e apoio ao evento esportivo da Copa, que atualmente parece estar menos valorizada após alguns anos. Antes da realização do trabalho, algumas crianças não tinham conhecimento e também não compreendiam o porquê da realização desse evento.

Sabemos que devido a tantas diferenças que vivemos no mundo, a Copa Mundial que acontece de quatro em quatro anos, é um evento que visa unir mais os povos que tem pensamentos e ideias culturais, sociais, politicas e religiosas de diversas formas. Assim os países que dela participam acabam por trazer entusiasmo e felicidade a sua população, como também o orgulho de reapresentar a mesma para todo o mundo.

Os alunos que a partir de então passam a entender melhor o sentido real da copa, começam a questionar certas maneiras de povos presente na copa, porque os nomes dos jogadores, a todos nós brasileiros em outros idiomas  nos parece tão estranho. Porque também tais países ficam tão felizes quando fazem seu primeiro gol, ou conquistam sua primeira vitória em copas do mundo.

As crianças começam a compreender que o nosso país, o nosso Brasil, não terá todos os problemas sociais e políticos a serem resolvidos devido ao esporte, mais que a partir dele, o povo brasileiro se tornará mais orgulhoso e feliz, devido a mais uma conquista. O Brasil no final da copa, vencendo ou perdendo, continuará o mesmo, com suas dificuldades e tantas outras conquistas a serem almejadas no país. Haverá os mais fanáticos que se não houver a vitória questionarão e criticarão na derrota, outros que ficarão indiferentes e tantos outros que reconhecerão a luta e o jogo que a seleção nacional apresentou.

Dessa forma, os educandos começam a entender que tudo em nossas vidas se faz necessário luta, paciência e persistência. Que os objetivos podem ser alcançados com esforço e bastante trabalho e se estes objetivos muitas vezes que chamamos de “sonhos” não forem alcançados pelo nosso país e sim por outra nação, as crianças compreenderão que todos são capazes, sem menosprezar ou ridicularizar qualquer país, pois perder faz parte das nossas vidas e vencer é consequência que acontece conforme merecimento de cada um.

Assim educandos e educadores juntos finalizam este trabalho com grande êxito, brincando com perguntas e respostas sobre a Copa do Mundo, descobrindo que esporte, brincadeira e estudo podem ser unidas sempre.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira das Descobertas

Aniversário de Teixeira Soares