Alunos de escola municipal desenvolvem trabalho sobre a Copa do Mundo
Texto do professor Richard de Souza Mulinari.
Os alunos do 5º ano A e B, da escola municipal Madre Rosa Rosato desenvolveram nas disciplinas de Artes e Educação Física, sobre as regências dos professores Reni Pereira e Richard de Souza Mulinari um grande trabalho o qual houve a participação de todos os educandos.
Os alunos do 5º ano A e B, da escola municipal Madre Rosa Rosato desenvolveram nas disciplinas de Artes e Educação Física, sobre as regências dos professores Reni Pereira e Richard de Souza Mulinari um grande trabalho o qual houve a participação de todos os educandos.
A atividade
realizada na escola com intuito de incentivar e promover o evento esportivo
Copa do Mundo, com curiosidades, características dos 32 países que estão
presente na realização dessa copa.
Houve
primeiramente o sorteio das bandeiras com as duas turmas reunidas, no qual
aconteceu muitos comentários entusiasmados dos alunos. Cada educando recebeu
assim a sua bandeira com um modelo previamente pintado para que o mesmo conseguisse realizar tal como a
original. Em seguida aconteceu a pintura das bandeiras, no entanto como o
número de alunos era maior que 32 seleções da copa, alguns alunos ficaram
responsáveis por pintar uma bandeira maior do nosso país e outros da taça a ser
conquistada. Logo se realizou o recorte e colagem das bandeiras com seus
respectivos grupos (do A ao H), para a montagem das mesmas a serem colocadas
corretamente no local.
O objetivo
principal dessa atividade proposta aos educandos foi o incentivo e apoio ao
evento esportivo da Copa, que atualmente parece estar menos valorizada após
alguns anos. Antes da realização do trabalho, algumas crianças não tinham
conhecimento e também não compreendiam o porquê da realização desse evento.
Sabemos que
devido a tantas diferenças que vivemos no mundo, a Copa Mundial que acontece de
quatro em quatro anos, é um evento que visa unir mais os povos que tem
pensamentos e ideias culturais, sociais, politicas e religiosas de diversas
formas. Assim os países que dela participam acabam por trazer entusiasmo e
felicidade a sua população, como também o orgulho de reapresentar a mesma para
todo o mundo.
Os alunos que
a partir de então passam a entender melhor o sentido real da copa, começam a
questionar certas maneiras de povos presente na copa, porque os nomes dos
jogadores, a todos nós brasileiros em outros idiomas nos parece tão estranho. Porque também tais
países ficam tão felizes quando fazem seu primeiro gol, ou conquistam sua
primeira vitória em copas do mundo.
As crianças
começam a compreender que o nosso país, o nosso Brasil, não terá todos os
problemas sociais e políticos a serem resolvidos devido ao esporte, mais que a
partir dele, o povo brasileiro se tornará mais orgulhoso e feliz, devido a mais
uma conquista. O Brasil no final da copa, vencendo ou perdendo, continuará o
mesmo, com suas dificuldades e tantas outras conquistas a serem almejadas no
país. Haverá os mais fanáticos que se não houver a vitória questionarão e
criticarão na derrota, outros que ficarão indiferentes e tantos outros que
reconhecerão a luta e o jogo que a seleção nacional apresentou.
Dessa forma,
os educandos começam a entender que tudo em nossas vidas se faz necessário
luta, paciência e persistência. Que os objetivos podem ser alcançados com
esforço e bastante trabalho e se estes objetivos muitas vezes que chamamos de
“sonhos” não forem alcançados pelo nosso país e sim por outra nação, as
crianças compreenderão que todos são capazes, sem menosprezar ou ridicularizar
qualquer país, pois perder faz parte das nossas vidas e vencer é consequência
que acontece conforme merecimento de cada um.
Assim
educandos e educadores juntos finalizam este trabalho com grande êxito,
brincando com perguntas e respostas sobre a Copa do Mundo, descobrindo que
esporte, brincadeira e estudo podem ser unidas sempre.
Comentários
Postar um comentário