O Mundo Mágico da Leitura

Texto da professora Ires Levandoski.

A turma do 3º ano da escola Municipal Madre Rosa Rosato de Teixeira Soares, com a regência da professora Ires Levandoski, faz da leitura momentos alegres que leva os alunos à escrita.

A leitura tem um grande objetivo: o despertar para a escrita.

A criança em fase de 3º ano, ainda tem adoração por todos os tipos de brinquedos. Fazê-la despertar para a importância da leitura é um grande desafio, porém, prazeroso se ela perceber que com palavras também é possível brincar.

Para chegarmos até os poemas de cordel que ora trabalhamos, percorremos um caminho intenso de diversidades textuais.

No primeiro bimestre cada aluno recebeu uma pasta ornamentada e nela anexávamos textos que eram lidos e interpretados oralmente, até que obtínhamos um completo conhecimento do conteúdo.

Já no segundo bimestre, brincamos de escritores de verdade. Cada aluno produziu um texto com o título “A borboleta da asa quebrada” o qual resultou num livro.

Criamos em seguida a textoteca.

Cada criança providenciou uma caixa e nela eram depositados recortes de textos que liam em livros, revistas ou jornais.

Nesta textoteca demos maior ênfase à poemas, dos mais diversos.

Os alunos se encantaram com os poemas de imagens e poesia de cordel. Aproveitamos esse término de bimestre em que a escola promove a festa julina para soltarmos a poesia que existe em nós tornando-nos poetas do poema “Festança pra animá”.

Para que os alunos leiam realmente e obtenham esse hábito pra vida, é preciso inovar formas variadas onde eles possam criar ludicamente, brincar com as palavras, expressar suas emoções, ouvir e serem ouvidas através de bons textos.

Sou uma professora encantada pelo trabalho e aposto na leitura como fonte segura que leva ao aprendizado.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira das Descobertas

Aniversário de Teixeira Soares